quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Como deve ser o Ensino na Igreja

Os discípulos que aprendem e que ensinam devem estar dispostos a manejar estudos simples. O senhor nos mandou alimentar "cordeiros" e não "Girafas".
Aqueles que têm maior capacidade devem inclinar-se humildemente para comer do prato dos pequeninos: Exclamou Jesus: "Graças te dou ó Pai, Senhor do Céu e da terra, porque ocultaste estas coisas aos sábios e entendidos, e as revelaste aos pequeninos...” (Mt 11.25,26). A igreja não necessita de um ensino acadêmico intelectualizado (1Co 1.18-31; 2.1-16).
É bom recordar o exemplo da primeira Igreja em Jerusalém. Ela é o modelo em tudo para todos os tempos. Os irmãos daquele tempo eram simples e muitos deles não sabiam ler nem escrever. Não tinham imprensa nem papel. Também não tinham Bíblias.
Olhando para a maneira como viviam, notamos que os apóstolos usavam o método de constante repetição (catequese). Aqueles que aprendiam podiam assimilar e guardar a Palavra em suas mentes e corações. Eles não andavam buscando novidades ou inventando coisas. Mas as coisas importantes que ensinavam eram repetidas por muito tempo até que todos tivessem aprendido bem (Fp 3.1; 2Pe 1.12-15).
Os apóstolos estavam bem conscientes da necessidade de transmitir todo conselho de Deus e não conceitos bíblicos ou teológicos. Cada discípulo tinha que ser formado à imagem de Jesus Cristo (At 20.26,27; Fp 4.9; Tm 2.2). O ensino dos apóstolos apontava basicamente para três coisas:
a) Revelar a Cristo: Sua Pessoa, seu poder, suas promessas;
b) Todos os Mandamentos que Jesus ordenava para viver;
c)Todos os princípios para o funcionamento da Igreja;

Temos que voltar à simplicidade para que todo o conselho de Deus possa ser recebido e absorvido por todos os irmãos. Principalmente pelos mais simples.

Deus nunca vai nos examinar sobre o nosso conhecimento a respeito do conteúdo da Bíblia. Ele vai nos perguntar como vivemos. A doutrina deve apontar somente para a vida dos discípulos (Tt 2.1-15).


Nenhum comentário: