quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Arcanjos

Na Teologia judia, cristã e islâmica, os arcanjos (grego singular Αρχάγγελος, Archángelos, grego antigo (plural) Αρχάγγελοι, Archángel[o]i, hebreu Mala'ach) são uma categoria de anjos. Eles constituem um dos nove coros de anjos.
De acordo com a tradição católica romana, existem três arcanjos: Miguel, chefe da milícia celeste, Gabriel, mensageiro celeste e Rafael protetor dos viajantes (algumas vezes Uriel é incluído entre eles).
Na doutrina protestante, a nomenclatura dos arcanjos pode obedecer aos esquemas seguintes:
  • Miguel, Gabriel, e Lúcifer/Satã (algumas igrejas afirmam que satã sempre foi chamado de Satã):
    • Satã perdendo sua posição por volta do ano zero após uma disputa com Miguel.
    • Satã perdendo sua posição em algum momento da Criação por se autoproclamar Deus.
    • Satã perdendo sua posição em algum momento no fim dos tempos por causa de uma disputa com Miguel.
      • Há também a lenda de que lúcifer sempre foi um anjo leal, mas, para que seu ódio nutrido pelos homens se dissipasse ou aumentassem, foi condenado a receber os piores homens em seu reino, e ver as trevas, pois só assim se aproximaria da verdadeira luz, a qual é negra como a noite e brilha como a refração das gotas do orvalho.
  • Miguel e Lúcifer ou Satã em um dos momentos acima mencionados.
  • Miguel e Gabriel.
  • Miguel somente - uma visão mantida por alguns protestantes evangélicos dos Estados Unidos da América. A razão pela qual isso é tão discutido entre os protestantes é porque Miguel é o único que é diretamente chamado de arcanjo, e o termo "arcanjo" ser usado somente na sua forma singular na Bíblia, embora Gabriel e Lúcifer/Satã pareçam ter tido a mesma posição hierárquica que Miguel, o que leva à presunção que eles também fossem arcanjos.
Nas tradições rabínicas do Judaísmo e da Cabala, o número usual é sete: Miguel, Rafael, Gabriel, Uriel, Sariel, Raguel e Remiel (possivelmente o Ramiel do Apocalipse de Baruch).
No Islã, os arcanjos são Miguel ou Mikael, Gabriel ou Jibril e Azrael ou Israfeel. Lúcifer era o líder de todos os anjos, apesar de ele não ser um anjo, mas perdeu sua posição durante a Criação por ter recusado a ordem de Deus de aceitar Adão (e o Homem) como um ser superior.
Para a Gnose, os arcanjos são muitos e formam uma categoria de seres com grau de consciência superior à dos anjos. Eles teriam sido humanos num passado muito remoto, posteriormente atingiram um grau de consciência semelhante ao dos anjos e mais recentemente foram além, tornando-se arcanjos. Cristo seria o mais evoluído de todos os arcanjos


Nenhum comentário: