sexta-feira, 11 de maio de 2007

A DIMENSÃO

A DIMENSÃO COMUNITÁRIA

Mas o fato é que apenas na dimensão comunitária a Igreja pode fazer frente aos desafios contemporâneos. É na vida de comunhão e na trilha dos relacionamentos de intimidade que vencemos a tirania do mercado e construímos uma realidade que transcende à ilusão do marketing religioso, onde o Evangelho não é tratado como produto, mas como poder de Deus para abençoar pessoas. É na vida de comunhão, com vínculos afetivos e ação solidária, que superamos a crise das instituições, oferecendo serviço e apoio em detrimento de um Estado falido e corrompido.
É na vida de comunhão que o Reino de Deus ganha densidade. É nela que constrói a rede de serviço onde os pobres são supridos em suas faltas e onde os ricos encontram caminhos e doações que resultam em benefícios reais aos destinatários. Ali, a fé é alimentada, quer pelo constante encorajamento mútuo, quer pela possibilidade de fornecimento de suporte ao fraco, consolo ao desanimado, respostas aos questionadores e oportunidades aos que caíram.
É na vida de comunhão que encontramos alternativas de preservação ética, além do comportamentalismo legalista e barato. É na vida comunitária que desmascaramos o institucionalismo religioso, fazendo com que as pessoas sejam valorizadas acima as agendas e dos projetos.
Sim, é mais fácil ministrar por atacado, em auditórios superlotados, gerando a falsa impressão de êxito e eficácia. É mais fácil administrar coisas, programas, projetos, atividades, orçamentos. É mais fácil falar ao telefone como ouvinte distante, e orar por atacado, com óleo sobre cartas de remetentes anônimos. Difícil é colocar o pé na lama, ir ao encontro das pessoas, uma de cada vez, ouvir suas histórias, discernir seus mundos interiores, trilhar o caminho desconhecido em busca de respostas que não de acham prontas de aconselhamento.
Difícil mesmo é conviver com as contradições dos outros, seus julgamentos injustos, suas neuroses e confusões mentais, sua imaturidade emocional, sua ignorância espiritual. Difícil é abrir a cada em hospitalidade e repartir o pão; é exercitar a disciplina do encontro, da busca constante do perdão. Difícil, mas fascinante; difícil, mas relevante. Difícil, mas inescondível, pois quando a cidade está edificada, uma casca de cada vez, e cada uma iluminada, ninguém mais consegue calar a voz da profecia e da oferta da graça.

Nenhum comentário: